terça-feira, 23 de março de 2010

No nosso condomínio que venta... é uma boa!!!

 

 Energia eólica em condomínio

A arquitetura como ferramenta para uma melhor qualidade de vida. Essa deveria ser a função primeira da arquitetura, parece óbvio. No entanto, infelizmente não é sempre assim. Mas é nessa máxima que acredita o arquiteto e urbanista paulista Jaques Suchodolski. “Acredito que a transformação positiva do espaço pelo homem só é possível através da arte embasada em tecnologia e da ciência”, afirma.    

Ele é o responsável pelo desenvolvimento de uma turbina que utiliza um moderno sistema de captação vertical, em turbinas que medem – 1,20m de diâmetro e 6,00m de altura - e são capazes de gerar cerca de 5 kilowatts cada, de maneira silenciosa e segura - uma configuração ideal para a instalação em casas e edifícios. Este equipamento possui dimensões reduzidas e se destaca pelo design vertical de alta tecnologia e com forte apelo estético.


Esta tecnologia será aplicada no condomínio residencial Neo, concebido para ser o primeiro empreendimento com produção de energia eólica no Brasil, num conceito inédito de sustentabilidade batizado de Next Generation. “O condomínio não irá utilizar nenhum combustível fóssil e o custo de aquecimento d´água será próximo de zero”, ressalta ele.

Localizado no bairro Novo Campeche em Florianópolis, o projeto prevê a instalação de duas turbinas de vento - uma em cada torre residencial - para o aquecimento da água consumida pelos 24 apartamentos do condomínio. 

Com a energia do vento e a captação complementar da energia do sol através de painéis solares, as coberturas das duas torres baixas que integram o projeto residencial passam a se constituir em eficientes fontes de energia limpa, sustentável e com emissão zero de carbono.  

A adoção de um sistema de tratamento de efluentes promove a reutilização da água consumida, para uso nos jardins e áreas comuns e o uso inteligente dos sanitários - iniciativas funcionais que possibilitam a redução de 50% no consumo de água de todo o condomínio. A energia produzida em forma de água quente, será armazenada em reservatórios nas torres das caixas d`água.
Jaques se incluiu nesse grupo, após ter percorrido uma extensa trajetória profissional, com passagens pelos escritórios de Paulo Mendes da Rocha e Joaquim Guedes, coordenação de desenho urbano para o PICCED-Pratt Institute de Nova York, autoria de projetos que montam mais de 2.000 unidades residenciais e co-autoria em projetos de reurbanização das marginais dos rios da capital paulista. 

A escolha do local do Neo não se deu por acaso. Situado em uma área geográfica central – entre as praias de mar aberto da Joaquina e do Campeche no leste da ilha de Santa Catarina -, o Novo Campeche é um bairro planejado, cercado por áreas de preservação ambiental, que atrai um público de alto poder aquisitivo e sensível à questão do desenvolvimento sustentável.
 
O lançamento oficial acontece em março.


quarta-feira, 17 de março de 2010

Funcionários

Artigo retirado do site sindico.net.

Cuidados necessários na contratação de porteiros, zeladores, faxineiros, e outros

Imagem da matériaEspecialistas não se cansam de afirmar que os funcionários do condomínio são peças chave para a segurança dos moradores. Essa consciência está se firmando em um mercado cada vez mais competitivo e os profissionais já buscam se preparar melhor.

Mesmo assim, conseguir um funcionário bom e de confiança, não é nada fácil. Esse desafio pode ficar um pouco mais simples se o contratante tiver em mente que será necessário ter disposição e paciência para procurar e investigar.

E isso vale também para condomínios que trabalham com empresas terceirizadas. Neste caso, a atenção deve ser voltada à empresa contratada, à sua idoneidade e experiência de mercado, já que encontrar um bom funcionário passa a ser responsabilidade dela.

Vale ressaltar também que o trabalho não termina após o processo de contratação, é necessário estar sempre atento à gestão dos funcionários e fazer uma checagem de rotina.


No caso de mão de obra teceirizada:

- Conversar com os próprios funcionários da empresa. "Pergunte se há ou não atraso no pagamento, se os donos são honestos, se estão felizes em trabalhar para aquela empresa", avisa Hugo Tisaka, consultor em segurança.
- Conversar com pelo menos três outros clientes da empresa. Saber se estão contentes com os serviços prestados.
- Visitar a sede da empresa.
- Pedir certidões negativas de débito.
- Perguntar como é feita a contratação e supervisão de seus funcionários. José Antonio Caetano, diretor comercial da empresa Hagana que presta este tipo de serviço há mais de 10 anos, diz que seus supervisores passam diariamente nos postos de trabalho. Eles verificam, entre outros assuntos, se o funcionário: chegou atrasado, está com algum problema, seu estado emocional, se precisa passar por uma consulta com a psicóloga da empresa.
- Desconfiar das empresas que tem alta rotatividade de funcionários.
- Desconfiar das empresas que cobram muito barato.
- Todo mês o síndico deve exigir da empresa a seguinte documentação: fundo de garantia, guia do recolhimento do ISS, INSS, cópias das folhas de pagamento dos funcionários.

Abraços a todos
C A R L A

terça-feira, 16 de março de 2010

RECICLAGEM...


Consciência Sócio Ambiental

A produção de resíduos é inerente à condição humana e inexorável.

MAS A LATA DE LIXO NÃO É UM DESINTEGRADOR MÁGICO DE MATÉRIA !

O lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira.

Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção.
Como? Reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.
Tem coisas que a gente só não faz por não saber como.
Navegando no Lixo.com.br você vai ter uma idéia de como a coisa funciona. É importante conhecer o processo e as regras quando queremos fazer a diferença.

A idéia é construirmos um mundo melhor, certo? Cremos que um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável.
Individualmente responsável.

Então, que tal implantarmos esta idéia...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dengue

D E N G U E ... TODO CUIDADO É POUCO...



Todos têm o dever de verificar, nas unidades particulares, se realmente estão tomando o cuidado necessário para que este mosquito não faça mais vítimas, então... mãos a obra.

PREVENÇÃO E COMBATE

- O mosquito da Dengue gosta de água limpa e parada. Evite deixar plantas em vasos com água.


- Troque semanalmente a água dos vasos das plantas e limpe sempre os pratinhos que acumulam água. Coloque uma colher de café de água sanitária diretamente no prato.


- Lave as jarras de flores para eliminar os ovos dos mosquitos que ficam grudados nas suas paredes.


- Para não acumular água, as latas devem ser furadas antes de jogadas fora.


-As garrafas vazias devem ser colocadas de boca para baixo.


- Pneus velhos devem ser mantidos em lugares cobertos para não acumular água da chuva.

- O lixo caseiro deve estar bem lacrado e colocado na lixeira nos horários previstos.

Corpo Diretivo